Parque das Esculturas de Brusque

O maior acervo de esculturas em mármore da América Latina, o Parque das Esculturas, recebeu a visita ilustre de um grupo de renomados artistas brasileiros na manhã deste domingo (22). Os visitantes estavam na cidade de Balneário Camboriú para participar do 1° Encontro de Escultores do Instituto Jorge Schröder e aproveitaram a viagem para conferir a riqueza das obras expostas em Brusque.

O grupo foi acompanhado pelo coordenador geral do Parque das Esculturas, Ivon Pereira de Mello, e elogiou a beleza do espaço, inaugurado no ano passado pela Prefeitura de Brusque. Os artistas também ressaltaram o fato de a cidade ter um acervo tão significante, com linguagens diferentes, e também se mostraram muito interessados com a proposta do Museu no Túnel.

Entre os visitantes estavam Pita Camargo, que possui uma obra exposta no local, e Hugo Pagani, que também possui uma peça na cidade, exposta em frente ao Terminal Urbano. Os artistas também apoiaram a ideia de reservar 40 esculturas no parque e distribuir as demais obras produzidas durante os simpósios pela cidade na Rota 66, democratizando a cultura e facilitando o acesso da população à arte.

Também participaram da visita os artistas Jorge Schröder, Irineu Garcia, Ricardo Kersting, Renato Brunello, Guto Rubin, Leopoldo Thisen, Cristila de Paula, e Marcos Guimarães, que é escultor e manager no Brasil da AIESN - Associação Internacional de Escultores Monumentalistas, com sede na Itália.

Parque

Numa área de 23 mil metros quadrados, 40 esculturas em mármore expostas ao ar livre compõem o precioso acervo. As obras de artistas renomados como Oscar Niemeyer, Francisco Brennand e Amilcar de Castro, da japonesa, Tomie Ohtake, e do escultor italiano Gio Pomodoro chamam atenção dos brusquenses e turistas que passam pelo local.

O parque que fica aberto para visitação todos os dias se tornou um ponto de lazer e encontro das famílias brusquenses. Apenas em seus primeiros oito meses de funcionamento passaram pelo local mais de 80 mil pessoas.

Além de todas as obras de arte expostas ao ar livre, quem passa pelo local pode desfrutar ainda da quadra de areia, parque infantil e academia para todas as idades . O local é cercado e conta também com internet Wi-Fi. O parque que fica aberto para visitação das 9h às 21h.